Pular para o conteúdo principal

Multiapaixonados

Algumas pessoas nunca tem um chamado.
Eu sempre quis ser várias coisas ao mesmo tempo. Acabei me formando em magistério, moda, artes cênicas e, no Marrocos, administração.
“Você faz o quê?” O que aparecer pela frente. Nunca tive "o chamado", tenho diversas vozes na minha cabeça que vão me dizendo o caminho a seguir. Sempre me pareceu muito pouco natural essa história de ter que “ser uma coisa só”. Fazer uma única escolha profissional na vida e ser fiel a ela "até que a aposentadoria nos separe".
A parte chatinha disso é que, num mundo de especialistas, quem tem interesses variados tem dificuldades de se encaixar num mercado de trabalho tradicional e tende a ser visto como alguém que não sabe o que quer ou que desiste fácil das coisas. Quem não tem currículo estilo funil, pode demorar mais a encontrar um lugar. O  currículo de um multiapaixonado está mais para um patchwork em construção, uma árvore em crescimento, espalhando seus galhos, suas folhas, dando diferentes frutos.
A parte boa é que estamos sempre aprendendo coisas diferentes. A percepção sobre a vida e sobre nós mesmos ganha novas dimensões. Fica mais fácil detectar novos caminhos onde os especialistas não os vêem. Fazemos associações, conectamos informações e idéias com mais facilidade. "Canivetes suiços", como diz a Rafa Cappai.
Construir o próprio trabalho reunindo paixões variadas é um caminho desafiador e talvez a única alternativa para que se possa, finalmente, dizer com a boca cheia: “Eu amo meu trabalho”. Cabe a nós aceitarmos nossos interesses diversos como hobbies ou atividades paralelas, se isso nos faz feliz,  ou  batalharmos para construirmos nossa maneira única de combinar nossas múltiplas paixões e transformá-las em nosso meio de sustento - e, ultimamente, idéias muito criativas e inovadoras tem saído daí!
Se você se sente um(a) multiapaixonado (a), como você lida com essa característica? Tem te trazido dificuldades ou benefícios? Você encontrou um caminho só seu para combinar suas paixões?

Comentários